Ir para o conteúdo principal

Guia de Onboard SISMETRO | CMMS

Este guia tem por objetivo realizar o onboard para novos usuários e apresentar as ações iniciais para implantação da aplicação CMMS SISMETRO e preparar o ambiente para iniciar a operação com as Solicitações de Serviço - SS's.

ACESSO A PLATAFORMA WEB

  • Digite, cole ou clique no endereço https://br.sismetro.com no navegador;
  • Insira o número de unidade de sua empresa, login e senha;
  • Clique em 'Entrar';
  • Ao realizar o primeiro acesso será apresentado os 'Termos de Uso de Software' para acessar a tela inicial da plataforma.

image.png

Tela de login da plataforma (clique na imagem para acessar)

TUTORIAL DE PRIMEIRO ACESSO AO AMBIENTE CLOUD

    Para entendimento introdutório da aplicação SISMETRO, inicie a partir do tutorial abaixo seguindo a sequência da playlist de vídeos disponível no YouTube. 

    Em caso de dúvidas consulte a documentação: Documentação Meu Perfil

    TUTORIAL DE PADRÕES DE NAVEGAÇÃO & INTERFACE 

    Após realizar seu primeiro acesso no SISMETRO é fundamental que você compreenda como navegar dentro da aplicação, para isso no próximo tutorial apresentamos os elementos comuns e padrões de interface da ferramenta:

    • Navegação, menus e sub-menus;
    • Listagens e filtros;
    • Adicionar, editar, inativar e excluir;
    • Formulários de cadastro e campos obrigatórios;
    • Status e Log's de Rastreabilidade.

      TUTORIAL DE INTRODUÇÃO A ÁRVORE DE PATRIMÔNIOS

        A implementação do SISMETRO como base o cadastro dos ativos da empresa como 'Patrimônios'. Todos os patrimônios que possuem valor significativo dentro da operação e demandam gerenciamento na ferramenta devem ser cadastros dentro da estrutura hierárquica da árvore de patrimônios, a qual é composta pelos seguintes níveis:

        • Unidade | Grupo econômico
          • Empresa(s) 
            • Filial(ais)
              • Solicitantes
                • Localizações
                  • Patrimônio Pai
                    • Patrimônio Filho
                      • Patrimônio Neto...

        Cada nível de Patrimônio pode agrupar “N” níveis de patrimônios afiliados e seus respectivos componentes.

        Confira o tutorial abaixo para entender como funciona e detalhes sobre como você pode implementa-la dentro do seu próprio ambiente:

        Em caso de dúvidas consulte a documentação: Árvore de Patrimônio

        TUTORIAL DE CADASTRO E CONFIGURAÇÃO DE EMPRESA E FILIAL

        A plataforma suporta o cadastro de “N” empresas com “N” filiais cada. É possível configurar quais empresas e filiais que cada usuário terá permissão para atuar e essa é a configuração inicial que deve ser realizada para iniciar a estruturação da Árvore de Patrimônios e preparar o ambiente para a operação.

        Confira no vídeo abaixo como você pode cadastrar e configurar a sua organização no SISMETRO:

        Em caso de dúvidas consulte as documentações: Cadastro de EmpresaCadastro de Filial

        CADASTRO DE PATRIMÔNIO | CATEGORIAS E TIPOS DE TECNOLOGIA 

        Para que você consiga realizar o cadastro dos ativos da sua organização como Patrimônios é fundamental entender a estrutura de classificação de cadastros utilizada pelo SISMETRO. Cada patrimônio deve ser carregado dentro de uma estrutura padrão mínima conforme especificado abaixo:

        • Categoria;
        • Tipo de Tecnologia;
        • Marca;
        • Modelo.

        Para compreender como esses conceitos se aplicam a realidade da sua organização confira o tutorial abaixo:

        Em caso de dúvidas consulte a documentação: Ativação de Tipos de Tecnologia e Categorias

        CADASTRO DE SOLICITANTES E LOCALIZAÇÕES 

        O Cadastro de Solicitantes no SISMETRO representa ou um 'Setor' ou um 'Cliente', sua aplicação direta serve para identificar o  'Proprietário do Patrimônio' e/ou responsável 'Tomador de Serviço' da SS.

        Sua representação pode variar de acordo com o contexto de utilização do sistema, por exemplo em casos em que a empresa é prestadora de serviço, o solicitante representa o cliente, e em casos que a empresa é uma indústria ou hospital e realiza a gestão interna de seus próprios patrimônios o solicitante representa os setores (departamentos) da empresa.

        Cada solicitante pode possuir 'N' localizações, que representam diferentes locais físicos ou subdivisões do solicitante, para compreender melhor esse mecanismo confira o vídeo abaixo com mais exemplos e aplicações práticas:

        Em caso de dúvidas consulte as documentações: Cadastro de SolicitanteCadastro de Localização

        CADASTRO DE PATRIMÔNIOS

        O cadastro de patrimônio é uma das atividades essênciais para a boa implantação do SISMETRO, o cadastro é sistemicamente dividido em duas etapas:

        1° Inclusão: Nesse momento será apresentado o formulário simplificado para preenchimento dos dados básicos e obrigatórios do cadastro do patrimônio. Nesse momento deve ser preenchido os campos Categoria, Tipo de Tecnologia, Marca, Modelo, Identificações do Patrimônio.

        2° Edição: Nesse momento será apresentado o formulário completo para preenchimento de informações complementares do cadastro de patrimônio. Nesse momento poderá ser incrementado: Especificações Técnicas, Componentes, Fotos e imagens, Bibliotecas de Documentos, Dados de Aquisição, Planos de Serviço, etc.

        Em caso de dúvidas consulte a documentação: Cadastro de Patrimônio

        O SISMETRO também oferece a funcionalidade de Importação de Patrimônios que permite o próprio usuários carregar cadastro de patrimônios em massa, subindo dados diretamente de planilhas de Excel, para entender como realizar a importação confira a documentação: Importar Patrimônios 

        CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS DE SS

        O SISMETRO permite que dentro de cada unidade os usuários de perfil "Administrador" realizem a configuração dos parâmetros da SS que serão disponibilizados para preenchimento nos formulários das Solicitações de Serviço dentro da plataforma.

        Essa configuração determina o fluxo de operacional das SS's e irá impactar diretamente nos filtros de pesquisa, exportações, emissão de relatórios, indicadores nativos entre outras rotinas fundamentais da ferramenta, portanto é muito importante que os usuários administradores e gestores da ferramenta compreendam e dominem seus conceitos.

        Sugerimos que assista com atenção o tutorial de configuração de parâmetros disponível abaixo: 

        Em caso de dúvidas consulte a documentação: Configurações de Parâmetros de SS

        ABERTURA DE SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO | PERFIL SOLICITANTE

        Uma vez configurado a estrutura de Árvore de Patrimônios e configurado os Parâmetros de SS, ja é possível iniciar as rotinas de abertura de SS para registro das manutenções e atividades de serviço.

        A abertura de SS é um processo simples mas muito importante e pode ser iniciado a partir de diferentes caminhos dentro da aplicação.

        No tutorial abaixo preparamos uma explicação prática para facilitar o entendimento sobre esse processo, sugerimos que assista o tutorial e comece a praticar em sua unidade: 

        Em caso de dúvidas consulte a documentação: Abertura de SS

        Para mais informações e ter acesso a documentação completa sobre SS's consulte: Solicitações de Serviço