Hardwares e Suprimentos para CME

Etiquetas

Etiquetas

Etiquetas de Esterilização de CME

As etiquetas de identificação onde serão impressos os dados de processamento podem ser adquiridas de qualquer fornecedor. O layout com os dados de impressão é customizado para o cliente. A SISMETRO não comercializa etiquetas de esterilização. As mesmas deverão ser compatíveis (tamanho e material) com a impressora utilizada.

MÓDULO

Gestão Inteligente de Esterilização.

LAYOUT DE IMPRESSÃO

É o conjunto de dados e o formato (disposição) que serão impressos. O layout pode ser customizável para o cliente para qualquer tamanho de etiqueta, porém a SISMETRO recomenda o tamanho padrão.

ETIQUETA RECOMENDADA PARA VAPOR

Etiqueta 35 mm x 70 mm dupla face ISO Classe I;

ou 

Etiqueta 35 mm x 90 mm dupla face ISO Classe I;

Estas etiquetas permitem ser destacadas do rolo e fixadas no pacote e posteriormente destacadas do pacote e fixadas atrás do prontuário.

Etiqueta.png

Etiqueta dupla camada ISO Classe I

 

Etiquetas com marcadores ou identificadores ISO Classe I alteram sua coloração (geralmente de rosa para marrom) após submetidos a esterilização semelhantes a fita indicadora (zebrada).

Etiqueta-dupla.png

Lateral de etiqueta de esterilização ISO Classe I

ETIQUETAS PARA PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO 

Deve ser utilizado ribbon de resina para alta temperatura (Não deve ser utilizado ribbon de cera).

Impressora de Etiqueta de Esterilização

Impressora de Etiqueta de Esterilização

Impressora de Etiquetas de Esterilização

A impressão de etiquetas de esterilização promove agilidade e segurança ao processo, pois erros de anotação e de leitura são eliminados. É possível utilizar uma mesma impressora para várias estações de trabalho (deste que estejam na mesma rede). As impressoras podem ser adquiridas de qualquer fornecedor. A SISMETRO não comercializa impressoras.

MÓDULO

Gestão Inteligente de Esterilização.

EQUIPAMENTO HOMOLOGADO

Impressora Térmica Zebra GC420t ou superior.

 

impressora-2.png

Impressora Térmica Zebra GC420t

EQUIPAMENTO SIMILAR

O cliente poderá utilizar sob sua responsabilidade impressoras térmicas compatíveis com o equipamento homologado.

RIBBON

Deve ser utilizado ribbon de resina para alta temperatura (Não deve ser utilizado ribbon de cera).

COMUNICAÇÃO

A etiqueta é gerada no browser (navegador) e será impressa via driver da impressora a partir da página de impressão web. A plataforma não acessa diretamente impressoras nem realiza transmissões de arquivos de impressão.

LAYOUT DE IMPRESSÃO

A plataforma permite selecionar qual o layout que será impresso. Layout é o modelo de etiqueta que será impresso. Exemplo: É possível selecionar para impressão a etiqueta de "Vapor" ou de "Peróxido de Hidrogênio" (necessita trocar o rolo de etiquetas da impressora ou ter outra impressora). 

Dúvidas

Dúvida Solução Direito
É possível utilizar uma mesma impressora para imprimir etiquetas diferentes (Etiquetas com layout´s diferente)? Sim. É possível imprimir múltiplos layout´s de impressão na mesma impressora, porém é necessário substituir o rolo de etiquetas (Caso o tamanho de etiqueta ou processo de esterilização seja diferente). Recomenta-se ter outra impressora para imprimir etiquetas de tamanho ou de processos diferentes (Exemplo uma pra vapor e outra para peróxido de hidrogênio). -

Posso comprar outro modelo de impressora térmica?

Sim. O cliente pode comprar qualquer impressora térmica similar ou superior desde que as características técnicas sejam satisfeitas.  -

A plataforma acessa a impressora?

Não. A plataforma não acessa a impressora nem realiza transmissões de arquivos de impressão. A etiqueta é gerada no browser (navegador) e será impressa via driver da impressora a partir da página de impressão web. -

Onde compro a impressora?

O cliente pode comprar a impressora em qualquer fornecedor de impressoras Zebra ou de marcas similares. A impressora é um produto de mercado sendo facilmente encontrado em shopping on-line de produtos de informática.

 

-

Leitores de Códigos 2D

Leitores de Códigos 2D

Leitor de Códigos 2D para Microetiquetas

Os leitores de códigos 2D são utilizados para identificar micro etiquetas DataMatrix (Com 3 a 5 mm de diâmetro) fixadas em instrumentais cirúrgicos. O leitor deve ser conectado a um computador. Leitores de micro etiquetas não são recomendados para identificação de gravação realizada diretamente na peça. É necessário um leitor para cada ponto ou estação de trabalho onde é necessário realizar a identificação de material. A SISMETRO não comercializa leitores.​ Os leitores podem ser adquiridos de qualquer fornecedor.

MÓDULO

Gestão Inteligente de Esterilização.
Gestão Inteligente de Manutenção.

EQUIPAMENTO HOMOLOGADO

Leitor de códigos 2D Honeywell 1902 GHD (Sem fio);

Leitor de códigos 2D Honeywell 1900 GHD (Com fio).


Leitor de código 2D Honeywell 1902 GHD (Sem fio)

EQUIPAMENTO ALTERNATIVO

Leitor de códigos 2D Honeywell 1900 HHD (Com fio);

Leitor de códigos 2D Honeywell 1902 HHD (Sem fio);

Leitor de códigos 2D Honeywell 1900 GSR (Com fio);

Leitor de códigos 2D Honeywell 1902 GSR (Sem fio).

EQUIPAMENTO SIMILAR

O cliente poderá utilizar sob sua responsabilidade leitores 2D similares com tecnologia compatível HD High Definition padrão Honeywell do equipamento homologado. A equivalência deve ser avaliada mediante comparação das especificações técnicas entre o equipamento homologado e o equipamento similar. Para evitar transtornos e imprevistos recomenda-se efetuar testes de performance de leitura diretamente na micro etiqueta utilizada.

COMUNICAÇÃO

O leitor se comunica via porta USB por meio de emulador de teclado (Emulator keyboard), ou seja o leitor insere no campo selecionado o valor do código identificado.

CONFIGURAÇÃO

Os leitores deverão ser configurados pela TI do cliente para executarem as funções abaixo:

Para configurar um leitor basta utilizar o manual do fabricante e identificar os códigos correspondes as funções descritas acima.

DÚVIDAS

Dúvida Solução Direito
Posso utilizar o leitor 2D para ler, códigos de barras de tecidos e de caixas? Sim. O leitor 2D também possuí leitura de códigos 1D. -

Posso comprar outro modelo de leitor?

Sim. O cliente pode comprar sob sua responsabilidade qualquer leitor de código 2D desde que as características técnicas sejam satisfeitas. Recomenda-se fortemente que o cliente realize testes de leituras com as micro etiquetas antes de adquirir um modelo não homologado. -

A plataforma acessa o leitor?

Não. A plataforma não acessa o leitor. A leitura é realizada pelo leitor, transferida via USB para o computador e inserida no campo correspondente. -

Onde compro o leitor de microetiqueta?

O cliente pode comprar o leitor em qualquer fornecedor de leitores Honeywell ou de marcas similares. O leitor é um produto de mercado sendo facilmente encontrado em shopping on-line de produtos de informática.

-

Posso utilizar um leitor com tecnologia DPM (Direct Part Mark) para identificar micro etiquetas?

Sim. Os leitores com tecnologia DPM são projetados para identificar marcações realizadas diretamente na peça (gravação a laser), porém em geral também tem uma boa performance na identificação de micro etiquetas.

-

Posso utilizar um leitor 2D de micro etiquetas para identificar gravações realizadas diretamente na peça?

Os leitores convencionais não possuem tecnologia DPM e não são projetados para identificar marcações realizadas diretamente na peça, porém em alguns casos os leitores convencionais apresentam performance razoável na identificação de gravações realizadas diretamente na peça. O uso destes leitores nesta condição é de responsabilidade do cliente.

-

Onde compro o leitor com tecnologia DPM?

O cliente pode comprar o leitor com tecnologia DPM para identificar marcações realizadas diretamente na peça (gravação a laser) de qualquer fornecedor, dentre eles:

Honeywell;

Cognex;

Powerscan;
Microscan;

Surgiscan;

Keyence.



Microetiquetas Adesivas de Identificação

As microetiquetas possuem um código que permite que leitores 2D efetuem a identificação do item.

Microetiquetas Adesivas de Identificação

Microetiquetas Adesivas

As microetiquetas adesivas possuem um código DataMatrix que permite que leitores 2D efetuem a identificação do item. As microetiquetas foram desenvolvidas para serem utilizadas em materiais que necessitam de identificação individual, porém não podem ser identificados por RFID ou gravação a laser. Materiais que não suportam a fixação de microetiqueta redonda recomenda-se a aplicação de microetiqueta com formato band aid. Materiais que não suportam a aplicação de nenhuma microetiqueta recomenda-se promover a identificação por meio de fita colorida juntamente com o cadastramento de material sem datamatrix no sistema.

Recomenda-se a aquisição de microetiquetas com matéria prima 3M desenvolvida para suportar o processo de esterilização.

O usuário deverá seguir minimamente os passos abaixo bem como demais instruções do fornecedor da microetiqueta. 

MÓDULO

Gestão Inteligente de Esterilização.
Gestão Inteligente de Manutenção.

LOCAL DE APLICAÇÃO

Para agilizar a identificação no dia-a-dia recomenda-se que o cliente efetue uma padronização do local de aplicação da microetiqueta. O usuário deverá levar os seguintes pontos em consideração:

  1. Padronizar de forma que toda a equipe saiba o local de aplicação da microetiqueta;
  2. Escolher um local que não entre em contato direto com cavidades de pacientes;
  3. Escolher local que tenha o mínimo de atrito possível;
  4. Escolher de preferência superfícies planas. Evite áreas cortantes, cremalheiras e etc.

Exemplo de padronização de local em pinças:

Olhando a pinça de frente (com a marca ou inscrição para frente) e a ponta para baixo fixar a microetiqueta na parte superior direita como no exemplo da foto abaixo.

 

Pinca-2.jpeg

Padronização de local de aplicação

PREPARANDO O MATERIAL

O usuário deverá seguir os passos a abaixo para preparar o material para fixar a etiqueta:

  1. Certifique que o material esteja limpo. Caso não esteja o usuário deverá realizar o processo de limpeza normal;
  2. Certifique que não há resíduos de cola no local da aplicação da microetiqueta. Se necessário utilize removedor de adesivo ou benzina até remover completamente a cola;
  3. Com o auxílio de um tecido umedecido com álcool 70 % efetue a limpeza do local;
  4. Com o auxílio de um tecido seco remova completamente o álcool;
  5. Deixe o material descansar por 5 (Cinco) minutos;
  6. Até a cura total do adesivo o usuário não deverá tocar no local de aplicação com os dedos.

APLICAÇÃO DA MICROETIQUETA

Após preparar o material o usuário deverá seguir os passos a abaixo para aplicar a microetiqueta:

  1. Com o auxílio de uma pinça de ponta delicada (recomenda-se pinça de sobrancelha) remova uma etiqueta da cartela. Nunca toque na microetiqueta ou no local de aplicação, mesmo que esteja de luvas, pois a oleosidade da pele e o talco de luvas interferem na fixação;
  2. Aplique a microetiqueta no local padronizado;
  3. Com o auxílio de um tecido seco pressione o local por 5 segundos;
  4. Deixe o material descansar por 24 horas em ambiente limpo e seco. O usuário não deverá manipular, expor o material a produtos de limpeza, imergir ou mesmo lavar o material durante todo o processo de cura;
  5. Esterilizar o material. A exposição da microetiqueta ao processo de esterilização ativa o processo de cura do adesivo. Caso não seja possível realizar um processo de esterilização o usuário deverá deixar o material descansar por mais 24 horas (total 48 horas). O material nunca deverá ser lavado antes da cura total do adesivo (Esterilização ou 48 horas totais de descanso).

Cartela-de-adesivos.jpeg

Usuário removendo uma microetiqueta da cartela.

SUBSTITUIÇÃO

O usuário deverá substituir a microetiqueta sempre que:

  1. Verificar que a microetiqueta está fragmentada, deteriorada, batida, danificada ou apresentando algum tipo de dano que possa solta-la do material. A verificação da integridade da microetiqueta deve ser realizada durante o processo de preparo e avaliação de limpeza do material;
  2. Quando atingiu o período máximo de uso determinado pelo fabricante.  

DÚVIDAS

Dúvida Solução Direito

Qual a função da microetiqueta?

Permitir a identificação individual do material. -

Onde posso comprar a microetiqueta?

O cliente poderá adquirir as microetiquetas em qualquer fornecedor de sua escolha. A plataforma identifica qualquer microetiqueta desde que seja um código único. -
Qual a durabilidade das microetiquetas? A durabilidade muda circunstancialmente de acordo com produto, processo e cuidado do cliente. Recomenda-se o cliente fazer uma validação da durabilidade relatada pelo fornecedor da microetiqueta.  -
Porque a microetiqueta está apresentando fragmentação em poucos dias de uso? Microetiquetas fabricadas com material não desenvolvido para suportar alta temperaturas. Recomenda-se a aquisição de microetiquetas com matéria prima 3M desenvolvida para suportar o processo de esterilização. -
Porque microetiqueta está apresentando desgaste precoce?

A autoclave pode estar trabalhando com um tempo e temperatura superior a máximo suportado pela microetiqueta.
OU

A microetiqueta está apresentando algum defeito no lote produzido.


Recomenda-se comunicar o fornecedor da microetiqueta e solicitar suporte técnico.

-