Ir para o conteúdo principal

Cadastro e configuração de Controles

Os controles são utilizados como gatilhos para disparo de planos de serviços, ou seja, é possível configurar que um plano seja executado a cada “X” horas de trabalho do equipamento ou “Y” unidades produzidas. O controle "corre" em paralelo à periodicidade de execução do plano, sendo disparado pelo gatilho que for atingido primeiro.

MÓDULO

Gestão de Manutenção.

CAMINHO PADRÃO

Menu CQ -> Controles -> Listagem

INCLUSÃO

Para realizar o cadastrado de um novo controle basta seguir os passos abaixo:

  1. Siga o caminho padrão;
  2. Clique em "Adicionar";
  3. Preencha os campos obrigatórios (em negrito) e os complementares para realizar o cadastro;

image.pngTela de cadastro de controles

Caso necessário, consulte a tabela abaixo que simplifica todos os campos:

Campo Obrigatório Tipo Operação
Nome Obrigatório Text Campo destinado ao nome do controle, exemplo: horímetro veículo x, abastecimento, temperatura, etc.
Solicitante Obrigatório Select/Text Permite designar a qual solicitante o controle se destina, possibilitando os apontamentos seguintes.
Localização Opcional Select/Text Seleciona a localização em que o equipamento se encontra. Para isso será necessário o pré cadastro da localização vinculada ao solicitante. Caso haja dúvida sobre este tópico específico, clique aqui
Patrimônio Opcional Select/Text Apontando o patrimônio neste campo, o controle será vinculado automaticamente a todos os patrimônios deste solicitante.
Categoria Obrigatório Select Campo possibilita selecionar a qual categoria pertence esse controle, exemplo: abastecimento, veiculos, elétrica, etc.
Tipo Variável de Controle Obrigatório

Tipo do controle Obrigatório Select

Campo permite selecionar o tipo do controle, por exemplo: constante hodômetro, saída/consumo, etc. De acordo com o tipo do controle, novos campos estarão disponíveis para mais ajustes. 

  1. Mínimo e/ou Máximo: Permite configurar limites que, quando ultrapassados, geram alertas automáticos (Exemplos: Temperatura de uma sala, pressão de uma rede e corrente elétrica de um motor);
  2. Totalizador:  Tipo próprio para controlar totalizações (Exemplos: Horímetro, toneladas produzidas, unidades produzidas);
  3. Aprovado ou Reprovado: Este tipo é utilizado para controles que podem possuir apenas dois status. Além do status pode ser registrado um alerta ou observação (Exemplos: Status do sistema supervisório, detecção de vazamentos e análises qualitativas);
  4. Composto: Controle que permite criar código customizado em tela cruzando “N” controles e aplicando fórmulas matemáticas. Este tipo fornece grande flexibilidade ao usuário (Exemplos: Fator de potência, média de consumo elétrico das bombas e potência elétrica gerada total).
Tipo de leitura Obrigatório Select Seleciona o tipo da leitura, em grande parte, se trata de leitura manual.
Periodicidade Obrigatório Text Qual o período de atualização dessa leitura? Dias, horas, minutos? Campo possibilita apontar em número a periodicidade da leitura. 
Medida Obrigatório Select Campo possibilita selecionar a medida a ser utilizada na leitura. Campo necessita de pré cadastro, caso haja dúvida sobre este tópico específico, clique aqui.
Alerta Opcional Text Campo pemite configurar um alerta o atigir "x" valor de leitura.
Visualização de leituras zeradas Obrigatório Select
Observações Opcional Text Campo possibilita informações adicionais sobre o controle.

DÚVIDAS

Dúvida Solução Direito
Ao pausar o plano o controle pausa também? Não. O controle realiza leituras específicas, portanto, o plano de manutenção pode ser pausada, mas o controle continuará a contabilizar leituras e abrir SS de acordo com sua configuração.

-

Não consigo visualizar os controles e a listagem de leituras. Usuário sem direito. Solicite a um Administrador da unidade a liberação dos direitos especiais.

249

349

366